Solana e Base se conectam com novo protocolo da Chainlink
A Coinbase trouxe uma novidade bem interessante para os usuários da sua rede de segunda camada, chamada Base. Agora, ela permite a conexão com a Solana, com a criação de uma nova ponte que facilita a movimentação de ativos entre essas duas redes.
Essa ponte, batizada de Base-Solana, é protegida pelo Cross-Chain Interoperability Protocol (CCIP) da Chainlink. Isso significa que podemos transferir e negociar ativos de forma simples entre os ecossistemas Base e Solana, tudo com muito mais agilidade.
A equipe por trás da Base comentou que, para construir uma economia digital global, é fundamental que ela seja interoperável e conectada. Desde o início, o objetivo da Base tem sido criar um ambiente onde todos possam transitar livremente. Eles afirmaram: “Se queremos trazer o mundo para a blockchain, precisamos facilitar para as pessoas moverem seus ativos rapidamente e conhecerem novos aplicativos, independente da rede em que estão sendo utilizados”.
Com essa novidade, já é possível usar a ponte em plataformas conhecidas da Base, como a Zora, que é uma plataforma de lançamentos de tokens, e a Aerodrome, uma das maiores exchanges descentralizadas (DEX) da rede. Isso torna o processo de movimentação de tokens super fluido e rápido.
Uma das coisas legais é que outros aplicativos também podem usar essa ponte em suas plataformas. Assim, os usuários terão a liberdade de negociar ativos da Solana ou da Base de acordo com a rede que preferirem.
Esse desenvolvimento é um passo significativo para transformar a Base em um verdadeiro hub da economia digital, onde todos os tipos de ativos de diferentes redes podem se encontrar e ser negociados facilmente. E a Solana é apenas o começo dessa jornada.
Lançada em 2023, a Base rapidamente se destacou, tornando-se a quinta maior blockchain em termos de valor total bloqueado por ponte, uma métrica que mostra o valor total dos tokens na rede. Recentemente, ela apresentou um crescimento de quase 5%, alcançando US$ 14,89 bilhões, um número que mostra o potencial dessa tecnologia. Para comparação, a Solana possui um total de US$ 29,4 bilhões.
Em setembro, Jesse Pollak, executivo da Coinbase e líder da Base, falou sobre a possibilidade de lançarem um token específico para a Base. Embora nada esteja decidido ainda, essa afirmação deixou muitos usuários animados com o futuro da plataforma e suas inovações.





